O que fazer nas férias

Comunicado  41/2019

São Paulo, 26 de junho de 2019

Senhores Pais, queridos alunos(a) e/ou Responsáveis.

Este informativo tem a finalidade de compartilhar assuntos/temas relacionados com o desenvolvimento de nossas crianças.

Atenciosamente

Prof. Célia Mouallem

Diretor / Coordenador

O que fazer durante as férias?

Estamos de férias, crianças em casa…Hum, e agora? Não fique preocupada com as férias escolares, sempre tem alguma brincadeira para fazer com as crianças. E o que fazer com elas durante este mês? Se você não vai viajar e nem mandar as crianças para um camping ou para a casa dos avós, só lhe resta uma alternativa: ser criativa(o)!

E o mais importante: que tal guardar pequenas recordações das férias na “Caixa de Férias” do seu filho(a)? Ao retorno das aulas, em uma aula bastante descontraída, as recordações das férias serão compartilhadas e experiências serão trocadas com todos os colegas.

A seguir, algumas sugestões do que fazer com as crianças durante as férias:: em casa, no parque e nos passeios:
Em CasaAs crianças vão poder se divertir bastante com as sugestões de brincadeiras abaixo.


– Dia de filme com pipoca- Cozinhar com as crianças: deixar que elas decidam o que fazer para o lanche, almoço ou jantar. Solicitar às crianças a participação no preparo das refeições.- Brincar de massinha- Pintura com dedos ou pintura de um quadro- Dia dos jogos: quebra-cabeças,  tabuleiro, dominó, baralho, memória, etc.- Dia da doação: faça um levantamento, junto com a criança, de brinquedos, peças de roupas da família/da criança para doação.- Acampar no quintal– Caça ao tesouro- Transforme o papai em mamãe e a mamãe em papai- Dia de cantar e dançar- Atividades de colagem- Dia da fantasia, com direito a passar o dia vivenciando tudo que envolve o personagem escolhido (com direito a pratinhos, copos e bexigas do personagem)- Atividades e jogos com letras e palavras- Dia da leitura.- Desenho com giz no quintal/calçada/rua- Montar uma corrida de obstáculos

Cinema

Datas*FilmeDatas* refere-se aos lançamentos dos filmes no cinema
27/06“Turma da Mônica – Laços”O Floquinho desaparece. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível.
27/06“Pets – A vida secreta dos bichos 2”A história de Max e seus amigos peludos continua, seguindo suas vidas secretas quando seus donos saem de casa para a escola, ou para o trabalho.
04/07“Homem-Aranha: Longe de casa”
Peter Parker está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury. Convocado para mais uma missão heróica, ele precisa enfrentar vários vilões que surgem em cidades-símbolo do continente, como Londres, Paris e Veneza, e também a aparição do enigmático Mysterio.

11/07Lilli Susewind tem a habilidade de falar com animais, mas fora seus pais e sua avó, ninguém sabe desse segredo. Quando ela conhece Jess, um menino divertido e misterioso, decide contar para ele. Juntos, os dois precisam achar um filhote de elefante que foi roubado do zoológico.
19/07“O Rei Leão”
Simba é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Tudo corre bem, até que uma grande tragédia atinge sua vida mudando sua trajetória para sempre.

No Parque

Nos parques as crianças poderão andar de bicicleta, patinete, skate, jogar bola (futebol, basquete, vôlei, queimada, etc), fazer um piquenique, brincar de pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, pular corda, entre outras brincadeiras.

Parque Villa-Lobos – Para agradar grandinhos e baixinhos, reúne campos de futebol, quadras de tênis, além da Villa Ambiental, que tem atividades divertidas e educativas, informando para as crianças a importância de proteger o meio ambiente. Abriga uma ciclovia de 1,5 km e pistas de cooper. O parque é bastante requisitado por pessoas portando bicicleta, patins e skate.

Local: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, São Paulo-SP.

Parque Alfredo Volpi – Tem trilhas de 1 km para prática de exercícios físicos, localizadas em meio a um bosque de trechos de mata atlântica remanescente. O local é uma oportunidade para que o frequentador se sinta numa floresta no meio da cidade. Há ainda três lagos com patos, um pequeno playground e mesas para piqueniques; ideal para encontros ao ar livre, com pouca gente. Não é permitida a entrada com bicicletas, skates e patins. Cachorros só podem circular com coleira. (Estacionamento gratuito).

Local: Rua Eng. Oscar Americano, 480, Cidade Jardim, São Paulo – SP.

Parque Burle Marx – Idealizado por um paisagista muito importante chamado Roberto Burle Marx, o tranquilo parque de 138 mil m² conta com um belo conjunto artístico constituído por espelhos-d’água e jardim, além de ter um lago e 80% de mata nativa preservada. É proibido fazer piqueniques, entrar com bicicletas, bolas, skates, patins e, também, levar animais.

Local: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Parque do Morumbi, São Paulo-SP

Parque do Jaraguá – Para chegar até o ponto mais alto da cidade de São Paulo é preciso fôlego e disposição. Primeiro, é preciso subir de carro por uma estrada estreita, durante aproximadamente 20 minutos, para chegar até um local onde é possível ver grande parte de Osasco (SP) e a rodovia dos Bandeirantes. O próximo passo é subir mais de 200 degraus até atingir o alto de um torre de onde a cidade é possível ver a cidade a mais de mil metros de altura. A dica é levar um agasalho para não passar frio: a temperatura é sempre mais baixa do que no resto da cidade.

Local: Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luisa, São Paulo-SP.

Parque Ecológico do Guarapiranga – No entorno da represa Guarapiranga, na região sul de São Paulo, o parque foi criado com a função de preservar o meio ambiente. Em meio a vegetação nativa, reúne trilhas, brinquedoteca, Museu do Lixo e programa de educação ambiental. Oferece ainda oficinas que ensinam, por exemplo, a transformar material reciclável em artesanato, como vasos com plantas artificiais, origami e porta-retratos.

Local: Estrada da Riviera, 3.286, Riviera Paulista, São Paulo-SP.

Parque Ecológico do Tietê – Com 14 milhões de m², o local é bastante procurado por moradores da região leste da capital paulista. O parque foi construído para ajudar a preservar a área de várzea do rio Tietê. Conta com uma espaço de lazer que inclui trilhas próximas do rio, lago com pedalinhos e barquinhos e um museu simpático que narra a história do rio, exibindo um barco que participou de uma regata em suas águas no ano de 1942.

Local: Av. Guira Acangatara, 70 – acesso pelo km 17 da rod. Ayrton Senna, Cangaíba, São Paulo-SP

Parque Ibirapuera – O parque está dividido em duas grandes áreas, uma destinada à cultura e outra ao lazer e ao esporte. Abriga pistas de corrida, quadras e parquinhos para as crianças. Dica: alugue uma bicicleta na entrada do portão 3 e percorra o parque todo.

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera, São Paulo-SP

Parque Estadual da Cantareira – O Parque Estadual Serra da Cantareira tem o tamanho equivalente a 8 mil campos de futebol. Ao lado do Horto Florestal, o parque possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana. Abriga várias espécies animais ameaçadas de extinção, como bugio, gato-do-mato, jaguatirica, macuco, gavião-pomba, jacuguaçu e bacurau-tesoura-grande.

Local: Rua do Horto, 1.799, Horto Florestal, São Paulo-SP.

Passeios

Respirar novos ares, ver outras paisagens, dar uma escapada até o litoral. Com as sugestões abaixo é possível aproveitar as férias.

Parque da Mônica – É o  maior Parque  coberto

da América Latina com 12 mil m² e super atrações que divertem pais e filhos, de forma lúdica, educativa e interativa, dentro do universo mais encantador das histórias em quadrinhos criadas pelo cartunista Mauricio de Sousa.Local: Shopping SP Market  – Av. das Nações Unidas, 22.540, Interlagos, São Paulo /SP http://parquedamonica.com.br/

Cidade da Criança –Totalmente reestruturada e revitalizada foi reaberta ao público desde novembro/2010. Agora o Primeiro Parque Temático do Brasil, além do contato com a Natureza, oferece diversas opções de entretenimento para toda a família. Brinquedos tradicionais estão de volta: Xícara Maluca, Twister, Teleférico, Carroussel, entre outros

Local: Rua Tasman, 301 – Centro – São Bernardo do Campo – São Paulo – Cep: 09750-360 – Fone: (11) 4330-6998  http://aquariodesp.com.br/cidadedacrianca/

Aquário de SP – Abriga cerca de 400 espécies de animais entre mamíferos, anfíbios, répteis e peixes de água doce e salgada. Destaque para os jacarés albinos, tubarões, arraias e pinguins. Conta ainda com réplicas mecanizadas de dinossauros e um museu de paleontologia. Em janeiro de 2010, ganhou um setor de filhotes, no qual está o filhote de peixe-boi chamado Tapajós.

Local: Rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga, São Paulo/SP – www.aquariodesaopaulo.com.br

Aquário de Santos

Primeiro aquário público do Brasil, o local foi inaugurado em 1945. Hoje, apresenta mais de 200 espécies de água doce e salgada, em um total de 4 mil animais aquáticos. Tem garoupas, moreias, carpas, piranhas, tartarugas, tubarões e corais, entre outros. O antigo espaço do lobo-marinho foi transformado em um “Tanque Oceânico”, com 350 mil litros de água, onde estão expostos tubarões, meros, raias e cardumes de grande porte.Local: Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Praça Ver. Luiz La Scalla, Ponta da Praia, Santos-SP

Acqua Mundo – Expõe várias espécies de animais aquáticos, representativos dos mais diversos ambientes e grupos zoológicos: tubarões, pinguins e outras aves aquáticas, peixes de água doce e salgada, tartarugas e répteis como lagartos, jacarés e cobras. Entre invertebrados, peixes de água doce e salgada, aves e mamíferos, o local abriga 235 espécies, totalizando oito mil animais em exposição.

Local: Av Miguel Stéfano, 2001, Enseada, Guarujá/SPwww.acquamundo.com.br

Zoológico com Pic-Nic – O Zoológico de São Paulo é um passeio para toda a família. Entre elefantes, leões, tucanos e cobras, reúne

aproximadamente 3 200 animais espalhados em 824 529 metros quadrados de Mata Atlântica.

Local: Avenida Miguel Estéfano, 4241 – Saúde – São Paulo/SP http://www.zoologico.com.br/

Zoo Safari – Aberto nos anos 70 e reinaugurado em 2001, ao lado do Zoológico de São Paulo, o Zoo Safári é um passeio que encanta pessoas de todas as idades. Podendo ser realizado em veículo próprio ou utilizando vans do parque, o visitante pode interagir com os animais que ficam soltos pelo local, e alimentar alguns deles, como cervos e emus.

Local: Av. do Cursino, 6338 – Vila Moraes – São Paulo/SP http://www.zoologico.com.br/a-fundacao/zoosafari/

Pinacoteca do Estado de SP – Considerada o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente. Local: Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo/SP

Museu do Catavento –  O Catavento foi o espaço cultural mais visitado em 2013 e abriga o acervo do Museu de Tecnologia, com 36 objetos de pequeno e grande porte, como o avião DC-3, utilizado na Segunda Guerra Mundial. Os 4 mil m² estão divididos em quatro instalações: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada um dos ambientes, o visitante tem a possibilidade de interagir com o tema, seja com jogos eletrônicos, filmes em 3D ou exposições.

Local: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº, Palácio das Indústrias – São Paulo/SP

Kidzania – A KidZania oferece às crianças e seus pais um ambiente seguro, único, realista e educacional, que permite aos meninos e meninas, com idades entre 4 e 14 anos, fazer o que é da natureza deles: brincar.

Local: Shopping Eldorado – segundo subsolo – Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo/SP www.kidzania.com.br